terça-feira, 6 de outubro de 2015


O que é educomunicação?




 Edu comunicação é um conceito ou metodologia pedagógica que propõe a construção de ecossistemas comunicativoscom relação horizontalizada entre os participantes e produção colaborativa de conteúdos utilizando os recursos tecnológicos disponíveis. Como se entende pelo nome, é o encontro da educação com a comunicação, multimídia, colaborativa e interdisciplinar. Pode ser desenvolvida com estudantes de qualquer idade e utilizada por professores de qualquer área. Conhecida abreviadamente como educom. Exemplos de educomunicarão são o uso de rádio escolar, rádio virtual, jornal comunitário, videogames, softwares de aprendizagemonline, podcasts, blogs, fotografia, projetos de entrevistas e reportagens executadas pelos estudantes.
No Brasil várias ONGs e algumas prefeituras desenvolvem programas de educomunicarão que possuem em comum a promoção ao protagonismo infanto juvenil e a horizontalidade da comunicação, tentando diminuir as diferenças hierárquicas entre educadores e educandos, ampliando o acesso à cultura e à informação de maneira crítica e autônoma.

Com se faz educomunicação?

É a utilização dos meios de comunicação para gerar conteúdo de informação e educação. Este profissional integra equipes que desenvolvem projetos educacionais com o uso de TV, internet ou jornal. Assessora ONGs, veículos de comunicação, estabelecimentos de ensino e órgãos públicos em projetos de comunicação e educação. Também atua na pesquisa. Com licenciatura, ele pode dar aulas de comunicação no ensino médio, na área curricular que compreende a linguagem e suas tecnologias.








Nenhum comentário:

Postar um comentário